Busca de certidões em Portugal: O que eu faço?
Todos que buscam a nacionalidade portuguesa precisam comprovar seu direito, através de documentos que provem sua relação consanguínea com Portugal. É aí que começa a busca de certidões, a caçada pelos documentos de seus antepassados portugueses.
Essa procura é a etapa inicial do processo e a mais importante. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar.
Por onde começo?
Primeiro de tudo, vale dizer que é necessário confirmar se você tem direito à nacionalidade portuguesa por atribuição.
Recentemente, aqui no blog, falamos da diferença da nacionalidade portuguesa por atribuição e aquisição. Se você tem dúvidas confira o artigo: Cidadania Portuguesa por Naturalização
E como complemento a este artigo, recomendamos também a leitura da publicação sobre Cidadania Portuguesa: Como tirar em 2023
Continuando, uma vez identificado sua relação consanguínea com Portugal. O primeiro passo é a coleta dos documentos que comprovem esta informação.
Comece verificando quais informações você tem sobre o seu antepassado português.
Caso sua família tenha o hábito de manter o conhecimento dos detalhes a respeito do histórico familiar, essa etapa será mais fácil para você.
Porém, caso você não saiba, não se desespere. Existe algumas ações simples que podem de ajudar e auxiliar na busca por informações.
A primeira delas é bem simples. Converse com seus familiares (principalmente os mais velhos) e informe a todos a sua intenção de reunir o maior número possível de informações sobre seu antepassado.
Pergunte quem foi a pessoa que veio ao Brasil, quando veio, onde viveu, qual cidade chegou, nome dos pais, avós, filhos, tudo que você descobrir pode ser de grande ajuda. Reunir essas informações te darão novas pistas de onde procurar.
E como descubro onde nasceu meu antepassado português?
Esse é um ponto muito delicado, pois a falta dessa informação complica em muito a sua busca pela certidão. No entanto, não significa que seja impossível.
As vezes mesmo em conversa com seus familiares, haverá dados faltantes ou mesmo imprecisos. E nessa hora a solução é mergulhar de cabeça em pesquisas relacionando e usando todos os outros dados que você tiver a disposição.
Um ótimo começo é através do nome completo de seu antepassado. Com ele você pode fazer uso da internet a seu favor. Hoje em dia, há sites especializados que têm registros da entrada de imigrantes no Brasil. Eles podem ser de grande ajuda.
Do mesmo modo, você pode consultar também em sites portugueses, muitos deles possuem registros e informações genealógicas.
E ainda, dependendo do nível de dados que você tenha conseguido reunir. Você pode fazer melhor uso de outros sites portugueses que concentram arquivos digitalizados de vários distritos portugueses.