Quais cuidados tomar para não cair em golpes de cidadania?

Hoje, a nacionalidade portuguesa é muito almejada pelos brasileiros mas é preciso cuidado com os golpes de cidadania.

Muitos, após identificarem que possuem um ancestral português, começam a sua busca para dar entrada no processo para se tornar um cidadão português.

Se você se identificou com esse cenário e está na busca dos documentos, recomendamos a leitura do nosso artigo Busca de certidões em Portugal: O que eu faço?

No entanto, ao buscar sua cidadania, as pessoas buscam empresas para se informar e adquirir o seu direito da forma mais rápida possível. E isso abre espaço para mal intencionado a aplicarem o chamado golpe da dupla cidadania.

Você pode gostar de ler: Polícia investiga advogado após denúncias de golpe na emissão de documentos de cidadania estrangeira

É preciso muita atenção e cuidado nesse momento. Procurar empresas especializadas e aprender a identifica-las irá te salvar de uma grande dor de cabeça e de problemas maiores com os golpistas afora.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a evitar golpes.

06 dicas para evitar golpes no seu processo de cidadania

Existe alguns pontos de atenção que podem te ajudar a identificar um potencial golpista ou até mesmo a qualidade do serviço da empresa que você está em contato.

1. Qual o CNPJ da empresa? Emite nota fiscal?

Perguntar o CNPJ, é a primeira forma de reconhecer se a empresa que você fez contato ou que fizeram contato com você trata-se de um golpista.

Faça sua pesquisa em cima do CNPJ informado afim de verificar se é uma empresa regularizada. Além de ser sempre uma boa ideia verificar que outros estão dizendo sobre a empresa em questão e de que forma a empresa dá a tratativa aos problemas apontados.

Já a segunda pergunta é bem direta e atrelada a pergunta anterior. Como empresa regularizada, a emissão de nota é obrigatória.

2. Onde a empresa está localizada?

Outro ponto de atenção, quando investigamos a legitimidade da empresa é identificar seu local físico. A empresa tem sede física no Brasil? E em Portugal?

É importante que você tenha uma referência de onde encontrar a empresa, caso acontece alguma coisa.

3. Presença nas redes sociais

As redes sociais também se mostram um ótimo meio de pesquisa. Procure por casos de sucesso, depoimentos, provas de pessoas que já usufruíram do mesmo serviço que você está interessado e se correu tudo certo.

Do mesmo modo, isso serve também como prova de que a empresa em questão realiza de fato o serviço que estão te vendendo.

4. A empresa trabalha com advogados regularmente em Portugal?

Pergunte e, caso a dúvida persista pesquise, se a empresa trabalha com advogados que possuem a ordem dos advogados de Portugal, ou se trabalha apenas com despachante.

Empresas especializadas nesse serviço possuem sede nos dois países e trabalham com sua equipe de advogados regularmente em Portugal.

5. Contrato e Pagamento

Esses dois pontos são mais comuns nas fases de negociação e compra do serviço.

Aqui, vale sua total atenção com as cláusulas de contrato antes de assina-lo, parece bobo dizer isso, mas é importante que leia o contrato para sanar quaisquer dúvidas.

Desta forma, isso irá te ajudar a verifique se não há nenhuma cláusula abusiva, e irá te deixar totalmente ciente das cobranças que serão feitas. Questione quaisquer cobranças não previamente acordadas em contrato. 

O que nos leva ao segundo ponto: Formas de Pagamento. Suspeite de empresas que cobram uma entrada muito grande ou apenas pagamento à vista.

6. Promessas irreais para iludir o comprador

Este último item, sem dúvidas, é onde a maioria dos golpista utilizam. Na euforia e urgência por parte de quem procura o serviço para dar entrada no processo de nacionalidade portuguesa o quanto antes.

Golpista se utilizam de falsas promessas, prometendo prazos totalmente fora da realidade. Fique muito atento aos prazos informados e prometidos.

Vale lembrar que não existem atalhos. Não arrisque a colocar em xeque o seu processo, procure ajuda de profissionais capacitados.

Nos acompanhe nas redes sociais:

Copyright © 2022 | Aliança Portuguesa
Razão Social: Aliança Portuguesa Cidania e Intercâmbio Ltda.
Razão Social: Aliança Portuguesa Cidania e Intercâmbio Ltda.
Copyright © 2022 | Aliança Portuguesa