Um dos muitos fatores que fazem com que Portugal seja um destino cobiçado é a educação que o país oferece, mas como é a educação em Portugal?

Hoje vamos entender como é o sistema educacional de Portugal, quais as diferenças para com o Brasil e como funciona o sistema para imigrantes brasileiros.

Sistema de Educação em Portugal

Com certeza você já ouviu falar da qualidade da educação em Portugal. De fato, além de sua grande parte ser pública e gratuita, ela é, sim, de muita qualidade. Mas vamos entender o porquê de o país ser reconhecido internacionalmente.

Portugal é um país que investe pesadamente em educação, tendo um sistema de ensino bem estruturado e considerado um dos melhores da Europa.

A educação em Portugal apresenta uma estrutura sólida e eficiente que prioriza a igualdade de oportunidades e a inclusão social. Conforme já mencionado, o modelo educacional português é baseado em um sistema público e gratuito, com a opção de escolas particulares pagas disponíveis.

Além disso, o sistema é estruturado em três níveis de ensino: básico, secundário e superior. Desde a educação pré-escolar até o ensino superior, o sistema educacional português oferece uma ampla gama de opções para os estudantes.

O ensino básico e obrigatório em Portugal vai do 1º ao 9º ano. Durante esse período, os alunos estudam disciplinas como português, matemática, ciências, história, geografia, entre outras.

Já no ensino secundário, do 10º ao 12º ano, os estudantes têm a oportunidade de escolher uma área de estudo específica e se aprofundar nela. Há várias opções de cursos técnicos e profissionais disponíveis nesse nível de ensino.

Por fim, o ensino superior em Portugal é baseado em exames nacionais, realizados no final do ensino secundário. As universidades portuguesas oferecem uma ampla variedade de cursos de graduação e pós-graduação, incluindo mestrado e doutorado.

Como funciona o ensino em Portugal?

Agora que vimos como é o sistema de educação em Portugal, vamos falar um pouco sobre algumas curiosidades do ano letivo, horários da escola e suas diferenças em comparação ao Brasil.

O ensino básico obrigatório começa aos 6 anos, porém é possível iniciar a vida escolar bem antes disso ao utilizar os chamados infantários a partir dos 3 meses, o equivalente às creches no Brasil. No entanto, não é fácil conseguir vaga em infantários, seja ele, público ou privado.

Aos 6 anos inicia-se o ensino básico, dividido em três ciclos: do 1º ao 4º ano (dos 6 aos 9 anos), do 5º ao 6º ano (aos 10 e 11 anos), e do 7º ao 9º ano (dos 12 aos 14 anos).

Concluído o ensino básico obrigatório, começa o equivalente ao ensino médio no Brasil. Porém, é no ensino secundário (10º ao 12º ano) que começa a acentuar as grandes diferenças entre Portugal e Brasil no sistema de ensino.

Diferenças entre Brasil e Portugal no sistema de ensino

Existem algumas diferenças bem expressivas em relação a como estamos habituados no Brasil. A começar com o horário das escolas e o início do ano letivo.

Em Portugal, é comum que os alunos estudem das 9h às 15h30 com intervalo para o almoço. E diferente de como é no Brasil, o ano letivo na escola em Portugal começa em setembro e vai até junho, sendo dividido em dois semestres: de setembro a janeiro e de fevereiro a junho.

No entanto, a maior diferença está no ensino médio de Portugal. Ao ingressar no ensino secundário, o aluno precisa escolher uma área para direcionar seus estudos, já pensando na graduação que pretende fazer ou na área profissional que pretende seguir.

Serão 3 anos de estudo na área escolhida, podendo este ser um curso: tecnológico, artístico especializado, profissional e científico-humanístico. Você pode conferir mais informações sobre os cursos, ensino básico e secundário acessando o InfoEscola.

Dessa forma, ao finalizar o ensino secundário, o aluno estará pronto para começar um curso superior com uma maior clareza sobre suas opções e próximos passos.

O acesso ao ensino superior em Portugal é baseado em exames nacionais, enquanto no Brasil, o acesso é geralmente por meio do vestibular. As universidades em Portugal oferecem uma ampla variedade de cursos de graduação e pós-graduação em várias áreas do conhecimento.

E vale pontuar aqui, que uma das principais vantagens do sistema educacional português é a ênfase na internacionalização.

Em Portugal, a aprendizagem é baseada em projetos e na construção do conhecimento pelos próprios alunos. Diferentemente do Brasil, em que a metodologia é mais expositiva e centrada no professor.

Continuando, Portugal também tem se destacado na oferta de programas de intercâmbio para estudantes internacionais, proporcionando a oportunidade de estudar em uma das várias universidades portuguesas e mergulhar na cultura local.

Observações Finais

Em resumo, o sistema de ensino de Portugal é estruturado em três níveis de ensino, com ênfase na igualdade de oportunidades e inclusão social. Há diferenças notáveis entre o sistema de ensino de Portugal e o Brasil, desde a estrutura do ensino básico e médio até a metodologia de ensino.

Por fim, o país oferece excelentes oportunidades para estudantes internacionais. Existe toda uma cultura interna nas escolas em que professores e alunos são motivados a promover a inclusão dos alunos estrangeiros, que podem desfrutar de uma educação de qualidade e viver a rica cultura portuguesa.

Você também pode conferir Como é a saúde em Portugal para Brasileiros. Entenda o sistema de saúde de Portugal e quais as suas particularidades.

Nos acompanhe nas redes sociais:

Copyright © 2022 | Aliança Portuguesa
Razão Social: Aliança Portuguesa Cidania e Intercâmbio Ltda.
Razão Social: Aliança Portuguesa Cidania e Intercâmbio Ltda.
Copyright © 2022 | Aliança Portuguesa