O currículo Europass é um dos modelos mais conhecidos nos países da União Europeia. Trata-se de um modelo fácil de utilizar e que os empregadores e as instituições de ensino conhecem bastante. Você pensa em trabalhar em Portugal?
Descreva a sua experiência de forma clara:
Dê relevância às competências e experiências que correspondem ao emprego a que se candidata. Preste atenção ao que é pedido no anúncio de emprego.
Adapte o seu currículo
Certifique-se de atualizar a seção “sobre mim” para destacar as razões pelas quais é a melhor pessoa para o lugar que pretende ocupar. Não escreva uma história longa e muito detalhada. Concentre-se nos fatos e nos elementos principais que correspondem ao trabalho que tem em mente.
Escreva de forma a facilitar a leitura
Certifique-se de que o seu currículo é fácil de ler. Utilize uma linguagem clara e simples. Utilize verbos fortes (por exemplo, “gerar”, “desenvolver”, “aumentar”).
Utilize uma ordem cronológica inversa
Indique sempre a experiência mais recente no topo, seguida das experiências anteriores. Em caso de longas interrupções nos seus estudos ou na sua carreira, explique porquê.
Tenha cuidado com a apresentação
Verifique se não há erros ortográficos e gramaticais, indique um endereço eletrônico profissional e acrescente uma fotografia adequada.
Fonte: União Européia, Site Oficial.