Processo caiu em Exigência. E agora?
“Meu processo entrou em exigência, e agora o que eu faço?”.
Esse é, sem dúvidas, o grande medo de qualquer pessoa que dá entrada num processo de nacionalidade.
E a primeira coisa a se fazer é: Fique calmo.
Hoje vamos falar um pouco sobre as Exigências que podem aparecer no seu processo.
Caiu em Exigência?
Vamos começar com uma reflexão: você já parou para pensar no que pode dar errado ou mesmo quais são os erros mais comuns que aparecem nos processos que caem em Exigência?
É notório o risco de se fazer o processo sozinho, essa escolha sempre acarretará em riscos ainda maiores, tanto pelo tempo, custos e busca por informações precisas em termos burocráticos.
Além é claro da própria busca pelo documento do seu antepassado português, que já demanda uma boa dedicação por si só.
Você pode gostar de ler: Busca de certidões em Portugal: O que eu faço?
Então, de cara o primeiro erro que comumente podemos apontar é a não obrigação da forma correta de se apresentar determinado documento. É bastante recomendável contar com ajuda profissional, antes mesmo de se providenciar os documentos para o processo.
Mas supondo que não seja esse seu caso, mantenha a calma, pois o processo cair em Exigência é muito mais comum do que você imagina.
Portanto, vale dizer que, em um primeiro momento, não significa que você terá o seu direito à cidadania portuguesa negado.
Mas o que é essa Exigência de fato?
Antes de tudo, vamos entender o que significa quando se fala que o processo caiu em Exigência.
Podemos interpretar que essa Exigência significa uma possível divergências ou pendências documentais, ou mesmo, indeferimento liminar, erros de preenchimentos do requerimento ou dúvidas levantadas pelos analistas e conservadores a respeito do processo.
É comum documentos mais antigos terem divergências de informação e, o intuito dessas exigências, nada mais é, que comprovar os dados.
Desta forma, as conservatórias demandam que sejam enviadas respostas para sanar a dúvida levantada por eles.
Por vezes, é necessário a apresentação de novos documentos para que o processo prossiga.
Para entender mais, confira o vídeo abaixo e entende de uma vez por todas porque as divergências de informação de alguns documentos mais antigos são tão comuns.
Pontos de atenção!
Uma vez que o processe cai em Exigência, é preciso estar atento não só o cumprimento da exigência como também ao prazo.
Pois, a falta de resposta dentro do prazo dado pelo conservador, pode levar a que considerem o processo abandonado e, portanto, seu indeferimento.
Recomendamos que leia o artigo: Quais as vantagens de contratar uma assessoria
Veja as vantagens de contar com ajuda profissional para que você possa conquistar todos os seus objetivos com relação a Portugal